Rocket - Tecnologia em Desenvolvimento Web

O que é Ransomware?

O que é Ransomware?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Por Leandro Rohrbacher Tavano

Imagine a seguinte situação: você está trabalhando normalmente em seu notebook ou quem sabe, assistindo um filme na Netflix. De repente, o seu computador exibe uma mensagem bem estranha dizendo que todos os seus arquivos foram criptografados e que você só terá acesso a eles se pagar algum valor por meio de um link. Sinistro, não?

Por mais medonho que isso possa parecer, esta situação vem se tornando cada vez mais comum. Chamamos este trágico acontecimento de ataque ransomware, nome que há pouco mais de 3 meses tem sido frequente nos Portais de Notícia pela internet. Pode-se definir o ransomware como um tipo de malware.

Mas o que exatamente o um ataque ransomware faz?

Muito simples! Ele "sequestra" o seus arquivos e só os liberta do cárcere após o pagamento de um resgate. Este resgate, geralmente, deve ser pago através de Bitcoins, uma espécie de moeda digital, o que dificulta ainda mais o rastreamento do hacker que faz este tipo de ataque.

A instalação de um ransomware se dá a partir do acesso a links suspeitos, download e instalação de aplicativos não confiáveis, sites maliciosos e também por e-mail.

Em 2016, houve um caso de ataque ransomware no Brasil, onde, por meio de uma falsa atualização do Adobe Flash Player, os hackers invadiam o computador da vítima e instalavam o malware que sequestrava todos os dados. Como valor de resgate, os criminosos pediam cerca de R$2.000,00 em bitcoins!

 

 O que é ransomware?

(Foto: Reprodução|Kaspersky Lab)

 

Como me previno?

Seguir as dicas de segurança da informação mais conhecidas é o primeiro passo: não acessar sites maliciosos e desconfiar de links duvidosos que oferecem ótimas promoções, não acessar e-mails de remetentes desconhecidos e duvidar daqueles que possuem anexos sem nenhum sentido.

Manter o seu antí-virus sempre atualizado também é uma ótima medida de proteção. A cada dia que passa, os fabricantes de antí-virus do mercado descobrem novas pragas virtuais e trabalham para corrigir estas possíveis vulnerabilidades de seus softwares. 

Fique de olho nas atualizações de seu sistema operacional. Em maio de 2017, o ransomware WannaCry atingiu mais de 150 países, inclusive o Brasil. O malware se aproveitava de uma vulnerabilidade do sistema operacional Windows, da Microsoft, para criptografar os dados dos usuários. Irônicamente, a Microsoft havia lançado em março de 2017 uma atualização que corrigia esta falha. O que acontece, é que muitos usuários esquecem de atualizar o seu sistema ou sempre deixam para depois. Só que este depois nunca chega! 

Algumas empresas de tecnologia estão tomando medidas radicais para evitar este tipo de problema. É o caso do Google: em seu sistema operacional para celular, o Android, a gigante das buscas está trabalhando em um "botão do pânico" que operaria em casos extremos como um ataque de ransomware. Este botão teria uma função para retornar a tela principal do aparelho, mesmo que ela esteja bloqueada por um malware. Desta forma, o usuário conseguiria acessas as configurações do celular e assim desinstalar o app infectado.

Livrar-se de um ransomware é uma tarefa bem difícil. Portanto, lembre-se de sempre possuir backups de suas informações e documentos!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para O que é Ransomware?

Enviando Comentário Fechar :/